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Concepções prévias e desafios postos à docência e à profissão docente a partir da escuta de estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza

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dc.contributor.advisor Prestes, Liliane Madruga pt_BR
dc.contributor.advisor Pizzato, Michelle Camara pt_BR
dc.contributor.author Silveira, Cristiane Barbosa da pt_BR
dc.date.accessioned 2023-10-26T03:14:28Z
dc.date.available 2023-10-26T03:14:28Z
dc.date.issued 2022 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/896 pt_BR
dc.description.abstract A presente investigação buscou analisar as concepções sobre docência e profissão docente, bem como os desafios postos à formação inicial de licenciandos/as do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, com habilitação em Biologia e Química do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre. O foco das análises foi promover subsídios para o debate e aprimoramento da formação inicial a partir da escuta de tais estudantes, buscando compreender como suas identidades docentes são constituídas no decorrer de sua trajetória formativa, as dificuldades e desafios enfrentados no decorrer do curso. Para tanto, a abordagem metodológica é de cunho qualitativo e de natureza básica. Quanto aos procedimentos, foram incluídas pesquisa bibliográfica e documental. Também foi realizado o mapeamento de conhecimentos prévios dos estudantes, os quais participaram de forma voluntária. Os dados produzidos foram sistematizados articulando os referenciais teóricos visando apresentar subsídios para o aprimoramento e redimensionamento das práticas de ensino no âmbito da licenciatura. Além disso, visam a ampliação do debate sobre as perspectivas e desafios postos à formação inicial de docentes e, em especial, busca sensibilizar a todos/as para a urgência do engajamento na luta em defesa de políticas públicas voltadas à valorização da educação no atual cenário brasileiro. Entre os resultados produzidos, o estudo aponta para a necessidade de efetivação de políticas de valorização docente, incluindo o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (2014-2024), em particular, referentes à valorização docente (metas 17 e 18). Aliado a isso, demonstra os avanços e também os desafios a serem enfrentados no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química visando o aprimoramento constante da formação inicial de docentes, em especial, no contexto pesquisado. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Ciências da vida pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.title Concepções prévias e desafios postos à docência e à profissão docente a partir da escuta de estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Ciências da Natureza – Biologia e Química pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


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