Caracterização das concepções e práticas de Educação Ambiental na Educação Básica do Município de Canoas
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Lisboa, Cassiano Pamplona |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Marion, André Luís Müller |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2023-10-27T19:37:49Z |
|
dc.date.available |
2023-10-27T19:37:49Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/901 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Sendo a Educação Ambiental um dos caminhos para a promoção das mudanças (visões/compreensões) sociais almejadas por um movimento que busca uma atitude ética e coerente perante mundo, essa ganha fundamental importância no contexto social contemporâneo. Surge, num primeiro momento, como questionamentos oriundos de um campo ambiental em formação e dinâmico e, em um segundo momento, como um campo do saber que se consolida através de documentos produzidos em encontros e conferências internacionais. A importância atribuída à Educação Ambiental nesses primeiros documentos se atualiza nos dias de hoje com base no seu papel de promoção da reflexão acerca de questões ambientais nas escolas e no seu potencial de elucidação das relações sociais e biológicas que fazem parte do ambiente. Neste sentido, possibilita a criticidade sobre processos que são irrefletidos dentro desta sociedade e que acabam por provocar diretamente a exploração e utilização desenfreada da natureza. Documentos legais e institucionais orientam os fazeres dessa Educação Ambiental, fazeres estes que comportam uma diversidade de saberes, práticas e concepções. Considerando esses aspectos, o presente trabalho buscou caracterizar as concepções e práticas de Educação Ambiental na rede municipal de ensino da cidade de Canoas, bem como refletir sobre suas diferentes formas de manifestação. Para tanto, organizou-se a pesquisa em quatro etapas: leitura e análise dos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das escolas da rede; identificação das práticas de Educação Ambiental desenvolvidas em cada instituição de ensino por meio de contato telefônico; definição de uma amostra das escolas e realização de entrevistas semiestruturadas com as professoras responsáveis pelas ações de Educação Ambiental nessas escolas; e, por fim, reflexão sobre as concepções e práticas de Educação Ambiental identificadas. Como resultado da análise dos PPPs, pode-se observar poucas referências ao tema. Dos quarenta e cinco PPPs analisados, apenas em vinte há referências à Educação Ambiental e, destes, em apenas sete é possível identificar concepções e correntes de (EA), em função de existir uma seção específica para a EA nos documentos. Naqueles PPPs em que foi possível identificar concepções de Educação Ambiental, pode-se observar a predominância das concepções Crítico-Reflexiva e Normativa. O fato de termos poucas referências diretas ao termo Educação Ambiental nos PPPs, indica limitações no ponto de partida. Já a partir das entrevistas, foi possível realizar algumas reflexões sobre como a Educação Ambiental vem sendo desenvolvida, identificando as principais dificuldades ou limitações destas práticas e concepções, assim como suas possíveis potencialidades. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
pt_BR |
dc.subject |
Ciências da vida |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.title |
Caracterização das concepções e práticas de Educação Ambiental na Educação Básica do Município de Canoas |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Ciências da Natureza – Biologia e Química |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account