Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Concepções prévias de adolescentes sobre HIV/AIDS e desafios à docência no contexto de uma escola de Alvorada - RS

Show simple item record

dc.contributor.advisor Prestes, Liliane Madruga pt_BR
dc.contributor.advisor Morando, André pt_BR
dc.contributor.author Rodrigues, Graziela Traçante pt_BR
dc.date.accessioned 2023-10-27T19:59:21Z
dc.date.available 2023-10-27T19:59:21Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/904 pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo investiga quais as concepções prévias de adolescentes que estudam no contexto de uma escola pública de Ensino Médio do município de Alvorada ? RS acerca da temática HIV/AIDS. O objetivo é analisar quais as repercussões das ações educativas desenvolvidas para a prevenção e divulgação de informações, uma vez que atuo como docente no contexto escolar pesquisado. A escolha de tal tema justifica-se pelo fato de que o município ocupa a 11ª posição no ranking nacional quanto ao número de jovens infectados e, diante disso, a escola tem sido desafiada a promover ações educativas que colaborem para transformar tal realidade. Neste sentido, a pesquisa buscou fornecer subsídios para o aprimoramento das práticas pedagógicas articulando-as com os estudos realizados no decorrer do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia ? Campus Porto Alegre. Para tanto, a metodologia adotada constou de um estudo de caso, incluindo a revisão de literatura, preenchimento pelos jovens de um questionário semiestruturado. No total, participaram 71 jovens, sendo 36 do 1º ano (ingressantes) e 35 do 3º ano (concluintes) do Ensino Médio, visando relacionar em que medida as ações educativas desenvolvidas no âmbito da escola tem potencializado o acesso e a adoção de medidas preventivas entre os informantes. Também foram realizadas conversas informais com 04 (quatro) docentes e uma das integrantes da equipe de gestão da escola. Os dados produzidos foram analisados articulando com os estudos teóricos realizados, os quais pautaram-se em pesquisas de autores/as tais como Seffner (1995), Rocha (2007), Castro e Abramoway (2004), Costa (2010), entre outros/as. As análises realizadas apontam para a necessidade de aprofundamento quanto ao estudo acerca das culturas juvenis, das questões de gênero e sexualidade e, em particular, quanto a estratégias educativas de prevenção e/ou difusão de informações acerca do HIV/AIDS, tanto no contexto escolar, quanto municipal e também na formação inicial e continuada de docentes. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Ciências da vida pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject HIV (Vírus) pt_BR
dc.title Concepções prévias de adolescentes sobre HIV/AIDS e desafios à docência no contexto de uma escola de Alvorada - RS pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Ciências da Natureza – Biologia e Química pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789904.pdf 1.761Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account