Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Contribuições da interdisciplinaridade para o ensino das línguas portuguesa e inglesa no ensino fundamental

Show simple item record

dc.contributor.advisor Evers, Aline pt_BR
dc.contributor.author Sória, Paola Mariana pt_BR
dc.date.accessioned 2023-10-30T21:49:57Z pt_BR
dc.date.available 2023-10-30T21:49:57Z pt_BR
dc.date.issued 2019 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/915 pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho analisa o processo de ensino-aprendizagem de Linguagens no Ensino Fundamental articulando os conceitos de Educação Linguística (BAGNO e RANGEL, 2005) e de Letramento (MARCUSCHI, 2001; SOARES, 1999), fundamentais para desencadear a competência do uso de recursos linguísticos para proficiência em Língua Portuguesa (LP) e Inglesa (LI), e da Interdisciplinaridade (FAZENDA, 2013; FIORIN, 2008; JOSÉ, 2013; POMBO, 2004). Com isso, associamos o ensino de ambas as línguas para compreender a importância da interdisciplinaridade nesse ensino-aprendizagem, suas vantagens e desvantagens, apontando o que funciona ou não e o que é disciplinar, ou seja, próprio de cada língua. Os apontamentos são feitos a partir da elaboração e aplicação de um Projeto de Ensino em uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública Estadual em uma cidade do Vale do Caí/RS. Os dados explorados são os excertos do Diário de Campo, que contém as descrições das aulas, reflexões e mudanças de rumo com relação ao projeto. Além do Diário de Campo, apresentamos a análise realizada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), indicando o que o documento traz sobre competências, conteúdos e habilidades de cada uma das línguas e as possibilidades de trabalho interdisciplinar entre elas. Ao final, foram analisados o Projeto de Ensino aplicado e o Diário de Campo, relacionandoos com os estudos da BNCC. Através deste trabalho, foi possível compreender os aspectos que levam muitos/as docentes a não optarem pelo caminho interdisciplinar, mas também o porquê é preciso investir nele. Para estimular o trabalho interdisciplinar, apresentamos sugestões à prática docente interdisciplinar entre LI e LP no Ensino Fundamental, no formato de quadro-síntese e itens norteadores. pt_BR
dc.description.abstract This work discusses the teaching-learning process of Languages in Elementary Education, articulating the concepts of Language Education (BAGNO and RANGEL, 2005) and Literacy (MARCUSCHI, 2001; SOARES, 1999), which are fundamental to trigger the competence of the use of linguistic resources for proficiency in Portuguese and English Language, and Interdisciplinarity (FAZENDA, 2013; FIORIN, 2008; JOSÉ, 2013; POMBO, 2004). Thus, we associate the teaching of both languages to understand the usefulness of interdisciplinarity in this teaching-learning process, its advantages and disadvantages, pointing out what works and what does not and what is disciplinary or proper to each language. The notes are made from the elaboration and application of a Teaching Project in a sixth-grade elementary school of a State Public School in RS. The data explored are excerpts from the Field Diary, which contain class descriptions, reflections, and course changes with respect to the project. In addition to the Field Diary, we present the analysis of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), indicating what the document brings about competencies, content and skills of each language and what can be worked interdisciplinarily between them. At the end, the applied Teaching Project and the Field Diary were analyzed, relating them to the BNCC studies. Through this work, it was possible to understand the aspects that lead many teachers not to choose the interdisciplinary path, but also why it is necessary to invest in it. To stimulate interdisciplinary work, we present suggestions for interdisciplinary teaching practice among Portuguese and English Language in elementary school, in the form of summary table and guiding items. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Linguagem e línguas pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Abordagem interdisciplinar do conhecimento pt_BR
dc.title Contribuições da interdisciplinaridade para o ensino das línguas portuguesa e inglesa no ensino fundamental pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2019 pt_BR
dc.degree.local Feliz, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Letras Português e Inglês pt_BR
dc.degree.department Campus Feliz pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789915.pdf 2.516Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account