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Entre ser leitor e formar leitores: relações entre a formação do professor leitor e sua atuação nas aulas de língua portuguesa

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Title: Entre ser leitor e formar leitores: relações entre a formação do professor leitor e sua atuação nas aulas de língua portuguesa
Author: Fernandes, Amanda Santos da Silveira
Abstract: Pensar nas possíveis maneiras de se trabalhar a leitura em sala de aula no Ensino Médio é uma atividade que demanda reflexões e tomadas de posição por parte do professor de Língua Portuguesa. Isso ocorre porque, em um cenário inquietante no tocante à leitura e à proficiência leitora no qual o Brasil se enquadra, o profissional de Letras que atua na Educação Básica ainda precisa (re)pensar em como formar leitores, considerando a importância social que a instituição escolar representa em nosso país. Neste trabalho, pretendemos identificar em que medida a subjetividade, a trajetória pessoal, acadêmica e profissional e a afetividade compõem a prática de docentes sob o viés da leitura e da formação do leitor. A razão do desenvolvimento desta pesquisa centra-se na necessidade de discutir a respeito da leitura e de leitores em um país que possui dados alarmantes quanto ao hábito de ler e à proficiência leitora. De igual forma, as redes Estadual e Federal de ensino foram aqui escolhidas, a fim de se estabelecer um panorama analítico entre essas duas realidades, mais particularmente no âmbito do Ensino Médio. Ademais, não são numerosos os estudos que buscam identificar o processo de formação do professor leitor e sua contribuição no ensino da leitura e formação de alunos leitores, especialmente no contexto gaúcho, o que torna pertinente a escolha do tema. Para atingir os objetivos propostos neste trabalho, foram seguidas as seguintes etapas: 1) uso do procedimento História Oral temática, realizado sob a forma de entrevistas semiestruturadas, para as quais foi estabelecido um roteiro que visou abranger a trajetória de vida e acadêmico-profissional de professores com relação à leitura; 2) seleção de duas instituições de ensino - uma estadual e uma federal - na região do Vale do Caí (RS); 3) seleção e obtenção de autorizações (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido) de quatro professores, sendo dois de cada instituição; 4) coleta dos depoimentos dos docentes com gravação em áudio; 5) análise de conteúdo das transcrições das entrevistas. As análises realizadas, pertinentes ao contexto estudado, permitem afirmar que a formação dos professores enquanto leitores estabelece relações com a prática docente, bem como os profissionais se compreendem como responsáveis por fomentar a leitura no Ensino Médio, com destaque especial para a leitura literária. Além disso, foi possível construir e propor, a partir das análises dos depoimentos de história oral, alguns princípios norteadores para a práticas em aula de Língua Portuguesa, visando à formação de leitores no Ensino Médio. Por fim, confirma-se que, na formação do professor, há, para além da graduação, uma história de vida, uma trajetória pessoal, profissional e social que o acompanha e que ajudaram a formar seu ideário do que é ser professor de Língua Portuguesa. Assim, nessa relação intrínseca encontra-se a formação do professor leitor e a formação de seus alunos leitores, em uma tentativa de retomada de significados pessoais na sala de aula. Enfim, sugere-se uma ampliação da pesquisa para a formação do leitor aluno do Ensino Médio e a possibilidade deste trabalho se tornar uma pesquisa-ação.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/918
Date: 2019


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