dc.description.abstract |
O objetivo deste trabalho é a construção de estratégias didático-pedagógicas inclusivas para professores de Língua Portuguesa no Ensino Médio, a partir de investigações e análises de sujeitos com diagnóstico de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) inseridos no contexto de Educação Profissional. A justificativa para desenvolver uma pesquisa sobre esse tema é a situação em que o professor de Língua Portuguesa se encontra ao enfrentar dificuldades para trabalhar de forma mais significativa o aprendizado do aluno com TDAH, visto que em sua graduação esses assuntos não foram desenvolvidos com mais profundidade. Na sala de aula, o professor não pode dar diagnóstico aos alunos, porém pode contribuir positivamente observando e reportando comportamentos passíveis de diagnóstico. Dentre as dificuldades apresentadas por esses indivíduos há aquelas que afetam a leitura e o desenvolvimento do letramento no âmbito escolar. As coletas de dados ocorreram, primeiramente, através de depoimentos gravados em forma de História Oral, para a qual se elaborou um roteiro semiestruturado. Além disso, utilizou-se de um questionário on-line para professores e uma ficha de observação de aulas em que dois sujeitos de Educação Profissional estavam inseridos, mais especificamente na modalidade de Ensino Médio Integrado. Em seguida, analisou-se os depoimentos dos sujeitos, as respostas dos professores e as observações desta pesquisadora. Por fim, a partir dos resultados obtidos, foram elaboradas estratégias docentes com fins didático-pedagógicos, as quais possam ser empregadas e/ou adaptadas por professores de Língua Portuguesa e Literatura para alunos com o diagnóstico de TDAH. Os resultados obtidos dizem respeito à construção de formas de desenvolver o letramento destes alunos e torná-lo mais significativo, além de contribuir para a inclusão destes indivíduos, possibilitando-lhes desenvolver sua autonomia não somente no meio escolar, mas também no meio social do qual fazem parte. Em síntese, pode-se dizer que é preciso compreender e entender as diferenças singulares de cada aluno com o diagnóstico de TDAH, pois o professor irá precisar planejar estratégias que possam se realizar de forma eficiente, podendo essas surtir resultados positivos e satisfatórios tanto para o aluno quanto para o professor em sala de aula. Pode-se ressaltar, ainda, a importância da parceria entre a escola, professores, família, aluno e especialistas, para que soluções sejam planejadas e aplicadas de forma mais inclusiva e interdisciplinar. |
pt_BR |