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O registro da prática docente do/a professor/a de língua portuguesa como processo formativo

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Title: O registro da prática docente do/a professor/a de língua portuguesa como processo formativo
Author: Böttcher, Cristiane
Abstract: Faz parte do cotidiano dos/das professores/as de Língua Portuguesa ocupar a posição de instigadores de produções textuais, estimulando a imaginação e a criticidade de seus/suas alunos/as. Neste cenário, este estudo tem por objetivo refletir se os registros estão sendo feitos e, se estes estiverem sendo realizados, por qual o motivo são tão pouco divulgados. Diante disso, optou-se como percurso metodológico pela pesquisa bibliográfica ancorada nos escritos de Junqueira Filho (2007), Cunha (1997, 2009, 2012), Imbernón (2009), Alarcão (2011), Horn e Silva (2011), Flick (2008). Também serviu de apoio o estudo realizado por Piazzetta (2017). Partindo disto, optou-se pela pesquisa qualitativa com aporte na produção de narrativas autobiográficas, conforme menciona Schütze (1983), professores de Língua Portuguesa que atuam na região do Vale do Caí. As narrativas abordaram essencialmente a trajetória docente e os percursos formativos. Participaram do estudo três professores de Língua Portuguesa que têm formação na área e estão atuando em escolas de educação básica. Cada professor foi incentivado a produzir a sua narrativa utilizando o limite de três páginas, frente e verso. Os resultados apontaram que os registros das práticas são realizados muito mais por uma questão burocrática, com registro nos cadernos de presença do que movidos por questões que possam aprimorar e qualificar a prática docente. Posto isto, foi perceptível que o registro, a fim de promover a constituição de professores e professoras como sujeitos da sua própria história, é uma prática que ainda carece de ser reconhecida e ter sua importância valorizada pelos docentes.It is part of everyday Portuguese Language teachers to occupy the position of textual productions instigators. They stimulate the imagination and criticality of their students. In this scenario, this study aims to reflect if the records about this are being made and, if they are being made, why they are so little disclosed. Given this, the methodological route was chosen by the bibliographic research anchored in the writings of Filho (2007), Cunha (1997, 2009, 2012), Imbernón (2009), Alarcão (2011), Horn and Silva (2011), Flick (2008). Also supported by Piazzetta (2017) study. Based on this, we opted for qualitative research based on the production of autobiographical narratives, as mentioned by Schütze (1983), with Portuguese language teachers who work in the Vale do Caí region. The narratives are essentially about teaching trajectories and formative paths. Three Portuguese language teachers, who are graduated in the area and are working in schools of basic education, participated in the study. Each teacher was encouraged to produce their narrative using the limit of three-page front and back. The results indicate that the records of the practices are made much more for a bureaucratic matter, with registration made in the attendance notebooks, than moved by questions that can improve and qualify the teaching practice. In the light of that, it was noticeable that registration, to promote the constitution of teachers as the subject of their history, is a practice that still needs to be recognized and needs to have its importance valued by teachers.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/921
Date: 2019


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