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Alguns aspectos identitários dos professores de língua inglesa da rede pública de Vale Real-RS e as possíveis relações com a descendência alemã

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dc.contributor.advisor Lazzari, Letícia pt_BR
dc.contributor.author Lill, Jeanine pt_BR
dc.date.accessioned 2023-11-03T22:39:28Z pt_BR
dc.date.available 2023-11-03T22:39:28Z pt_BR
dc.date.issued 2021 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/929 pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho busca analisar como algumas relações entre identidade e descendência alemã podem influenciar na construção da identidade do professor de Língua Inglesa da rede pública de Vale Real-RS. Esse estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa que utiliza a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. A análise dos dados se deu sob o olhar da Análise de Conteúdo, tendo como base para a reflexão o referencial teórico sobre concepções de identidade, saberes docentes, bilinguismo e plurilinguismo. Alguns dos teóricos que fundamentaram a pesquisa foram: Hall (2015), Pimenta (1997, 1999, 2005), Tardif (2002, 2009) e Grosjean (1985, 1994). Esse estudo demonstrou que são vários os aspectos componentes da identidade do professor de Língua Inglesa e sinalizou que, para os professores entrevistados, a descendência alemã não exerceu influência na escolha pela profissão docente. Suas motivações principais decorreram do fato de sempre gostarem da língua inglesa ou por outras influências. pt_BR
dc.description.abstract The present study aims to analyze how some relations between identity and German descent can influence the identity construction of the English teacher from the public network school located in Vale Real, in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. This study performs qualitative research, which uses a semi-structured interview as an instrument for data collection. The data analysis took place under the perspective of Content Analysis, based on the reflection of the theoretical framework on conceptions of identity, teaching knowledge, bilingualism and plurilingualism. Some of the theorists who founded the research were: Hall (2015), Pimenta (1997, 1999, 2005), Tardif (2002, 2009) and Grosjean (1985, 1994). This study demonstrated that there are several aspects that form English teacher’s identity and that, for the teachers who were interviewed along this research, the German descent did not influence their choice of becoming English teachers. Their main motivations came from the fact that they have always liked the English language or came from other influences. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Linguagem e línguas pt_BR
dc.subject Professores - Formação pt_BR
dc.subject Bilinguismo pt_BR
dc.subject Identidade (Psicologia) pt_BR
dc.title Alguns aspectos identitários dos professores de língua inglesa da rede pública de Vale Real-RS e as possíveis relações com a descendência alemã pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2021 pt_BR
dc.degree.local Feliz, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Letras Português e Inglês pt_BR
dc.degree.department Campus Feliz pt_BR


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