Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Espaço criativo: ambiente educacional através da integração da aprendizagem criativa, movimento mão na massa e fabricação digital

Show full item record

Title: Espaço criativo: ambiente educacional através da integração da aprendizagem criativa, movimento mão na massa e fabricação digital
Author: Ferreira, Fernanda Motta
Abstract: O presente trabalho apresenta a discussão e reflexão sobre a implementação de espaços criativos dentro do contexto escolar, pensando na integração da abordagem pedagógica da Aprendizagem Criativa com o uso das estratégias pedagógicas desenvolvidas dentro do movimento mão na massa acrescentando características de laboratório de fabricação digital e do material residual gerado nos FabLabs. O objetivo geral da pesquisa tem como finalidade favorecer a ampliação e o desenvolvimento de ações de aprendizagem criativa e a estratégia mão na massa, partindo inicialmente, da construção de um guia de planejamento de um Espaço Criativo com a utilização de materiais (resíduos) diversos, incluindo resíduos recicláveis em conjunto com tecnologias de fabricação digital. A fim de atingir os objetivos, foi selecionada como metodologia a pesquisa qualitativa utilizando entrevistas como instrumento de coleta de dados. Essa coleta foi conduzida dentro do curso de capacitação, ofertado pela 27° Conselho Regional de Educação do Rio Grande do Sul em parceria com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Porto Alegre, junto aos professores dessa CRE. Com isso, pode-se perceber que os professores entrevistados conseguiriam realizar a montagem de um ambiente educacional dentro dos direcionamentos: usando a abordagem da aprendizagem criativa, combinado com um espaço e a estratégia mão na massa, com equipamentos de fabricação digital e pensando no uso de materiais reutilizáveis. Os mesmos ainda contribuíram para a construção do material de apoio para montagem de um espaço educacional, que é o produto da investigação. A pesquisa contribuiu de forma efetiva na interlocução com os atores no processo da educação, bem como possibilitou para a divulgação da abordagem da aprendizagem criativa na escola.The present work presents the discussion and reflection on the implementation of creative spaces within the school context, thinking about the integration of the pedagogical approach of Creative Learning with the use of pedagogical strategies developed within the hands-on movement, adding characteristics of a digital fabrication laboratory and the residual material generated in FabLabs. The general objective of the research is to favor the expansion and development of creative learning actions and the hands-on strategy, starting initially with the construction of a planning guide for a Creative Space with the use of various materials (waste), including recyclable waste in conjunction with digital fabrication technologies. In order to achieve the objectives, qualitative research was selected as a methodology using interviews as a data collection instrument. This collection was conducted within the training course, offered by the 27th Regional Council of Education of Rio Grande do Sul in partnership with the Federal Institute of Education, Science and Technology - Campus Porto Alegre, together with the teachers of this CRE. With this, it can be seen that the interviewed teachers would be able to assemble an educational environment within the guidelines: using the creative learning approach, combined with a space and the hands-on strategy, with digital manufacturing equipment and thinking about the use of reusable materials. They also contributed to the construction of support material for setting up an educational space, which is the product of the investigation. The research effectively contributed to the dialogue with the actors in the education process, as well as making it possible to disseminate the creative learning approach at school.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/932
Date: 2023


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789932.pdf 2.100Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account