Title: | Protagonismo estudantil: uma revisão sistemática da literatura sobre seus conceitos, metodologias e aplicação no ensino de Ciências da Natureza |
Author: | Barros, Patrícia Silveira de |
Abstract: |
O protagonismo estudantil e as metodologias de ensino que o promovem são temas de destaque na educação, bem como o incentivo aos alunos para serem os protagonistas de seu próprio aprendizado. A Base Nacional Comum Curricular do Brasil enfatiza o protagonismo dos estudantes como parte essencial da educação, promovendo competências críticas e éticas. No entanto, a ausência de uma definição clara sobre o termo protagonismo estudantil, bem como sobre o que torna um aluno protagonista e qual é o papel do professor levanta questões sobre o propósito do protagonismo na educação, como tal protagonismo poderia ser empregado e sua contribuição dentro do ensino de Ciências da Natureza. Para responder a estes questionamentos, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, em que foram listadas e analisadas as principais definições de protagonismo estudantil, as metodologias de ensino citadas como promotoras do protagonismo e quais contribuições o estimulo ao protagonismo traria para o Ensino de Ciências. Os artigos analisados nos trazem o protagonismo estudantil como uma abordagem educacional que promove a participação ativa, autonomia e responsabilidade dos alunos em seu processo de aprendizagem, preparando-os para serem pensadores críticos e agentes de mudança na sociedade em constante evolução. Para tanto, existem diversas abordagens e práticas educacionais que visam promover e estimular o protagonismo, atitude esta que pode e deve ser aprendida e estimulada. Os componentes curriculares de Ciências da Natureza da Educação Básica mostram-se favoráveis para este tipo de abordagem, visto que envolvem conteúdos que podem ser trabalhados de forma contextualizada e reflexiva. Student protagonism and the teaching methodologies that promote it are prominent themes in education, as well as the encouragement of students to be the protagonists of their own learning. Brazil's National Common Curriculum Base emphasizes the protagonism of students as an essential part of education, promoting critical and ethical skills. However, the absence of a clear definition of the term student protagonism, as well as what makes a student a protagonist and what is the role of the teacher, raises questions about the purpose of protagonism in education, how such protagonism could be employed and its contribution within the teaching of Natural Sciences. To answer these questions, a systematic review of the literature was carried out, in which the main definitions of student protagonism were listed and analyzed, the teaching methodologies cited as promoters of protagonism and what contributions the stimulus to protagonism would bring to Science Teaching. The analyzed articles bring us student protagonism as an educational approach that promotes the active participation, autonomy and responsibility of students in their learning process, preparing them to be critical thinkers and agents of change in the constantly evolving society. To this end, there are several educational approaches and practices that aim to promote and stimulate protagonism, an attitude that can and should be learned and encouraged. The curricular components of Natural Sciences of Basic Education are favorable for this type of approach, since they involve content that can be worked on in a contextualized and reflective way. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/966 |
Date: | 2023 |
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123456789966.pdf | 597.0Kb |
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