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Entre silenciamento e representatividade: a representação da posição sujeito-gay em Colégio, de Rubem Fonseca e Terça-feira gorda, de Caio F. Abreu

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Title: Entre silenciamento e representatividade: a representação da posição sujeito-gay em Colégio, de Rubem Fonseca e Terça-feira gorda, de Caio F. Abreu
Author: Pires, Ezequiel Nunes
Abstract: No âmbito artístico e da criatividade, a literatura começa a se tornar, também, um espaço de ouvir e ser ouvido, no caso, ler e ser lido, em que os grupos marginalizados dão um dos primeiros passos, culturalmente, para se sentirem representados e conquistarem não só seus lugares de fala, como também o direito de ser pessoa. Assim, busca-se refletir, neste estudo, sobre os lugares que o sujeito gay ocupa no discurso fictício, sobre a voz que é, ou não, dada a ele nos fatos que o perpassam socialmente, como a homofobia. Busca-se compreender o modo como os sentidos são construídos sobre esse sujeito, procurando refletir sobre as noções de identidade e representatividade no campo da Análise do Discurso Francesa (AD). Este trabalho tem em vista também propor a análise de como se constroem os sentidos no texto literário sob o viés do discurso para que o ensino e aprendizagem de língua portuguesa e literatura seja mais produtivo no que se refere à construção de conhecimentos no campo social, linguístico e literário. Desse modo, o trabalho se divide em três partes. A primeira parte apresenta uma revisão bibliográfica dos conceitos da AD, construindo o dispositivo teórico de análise que será utilizado. No segundo capítulo, serão apresentadas as análises dos contos Colégio, de Rubem Fonseca e Terça-feira gorda, de Caio F. Abreu, além das construções teóricas acerca do discurso fictício. Por último, busca-se fazer as considerações finais sobre as análises e o trabalho, trazendo reflexões para pensar o ensino de literatura numa visão crítica-social que pense as relações de gênero e sexualidade, temas geralmente não muito abordados em sala de aula.ABSTRACT In the field of art and creativity, literature also begins to become a space for listening and being heard, in this case, reading and being read, in which marginalized groups take one of the first steps, culturally, to feel represented and conquer not only their places of speech, but also the right to be a person. Thus, it is sought to reflect, in this study, on the places that the gay subject occupies in the fictitious discourse, about the voice that is or not given to him in the facts that pass through him socially, as homophobia. It seeks to understand how the senses are built on this subject, seeking to reflect on the notions of identity and representativeness in the field of French Discourse Analysis (AD). This work also aims to propose the analysis of how the senses are constructed in the literary text under the bias of the discourse so that the teaching and learning of Portuguese language and Literature is more productive in what concerns the construction of knowledge in the social, linguistic and literary field. In this way, the work is divided into three parts. The first part presents a bibliographic review of the concepts of AD, constructing the theoretical analysis device that will be used. In the second chapter, we will present the analysis of the short stories "Colégio" by Rubem Fonseca and "Terça-feira gorda" by Caio F. Abreu, as well as the theoretical constructions about the fictitious discourse. Finally, it is sought to make the final considerations about the analyzes and the work, bringing reflections to think the teaching of literature in a critical-social view that thinks about the relations of gender and sexuality, subjects usually not much approached in the classroom.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1132
Date: 2019


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