dc.contributor.advisor |
Caseira, Ingrid Gonçalves |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Pires, Ezequiel Nunes |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-03-27T13:12:07Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-03-27T13:12:07Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1132 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
No âmbito artístico e da criatividade, a literatura começa a se tornar, também, um
espaço de ouvir e ser ouvido, no caso, ler e ser lido, em que os grupos
marginalizados dão um dos primeiros passos, culturalmente, para se sentirem
representados e conquistarem não só seus lugares de fala, como também o direito
de ser pessoa. Assim, busca-se refletir, neste estudo, sobre os lugares que o sujeito
gay ocupa no discurso fictício, sobre a voz que é, ou não, dada a ele nos fatos que o
perpassam socialmente, como a homofobia. Busca-se compreender o modo como
os sentidos são construídos sobre esse sujeito, procurando refletir sobre as noções
de identidade e representatividade no campo da Análise do Discurso Francesa (AD).
Este trabalho tem em vista também propor a análise de como se constroem os
sentidos no texto literário sob o viés do discurso para que o ensino e aprendizagem
de língua portuguesa e literatura seja mais produtivo no que se refere à construção
de conhecimentos no campo social, linguístico e literário. Desse modo, o trabalho se
divide em três partes. A primeira parte apresenta uma revisão bibliográfica dos
conceitos da AD, construindo o dispositivo teórico de análise que será utilizado. No
segundo capítulo, serão apresentadas as análises dos contos Colégio, de Rubem
Fonseca e Terça-feira gorda, de Caio F. Abreu, além das construções teóricas
acerca do discurso fictício. Por último, busca-se fazer as considerações finais sobre
as análises e o trabalho, trazendo reflexões para pensar o ensino de literatura numa
visão crítica-social que pense as relações de gênero e sexualidade, temas
geralmente não muito abordados em sala de aula. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
ABSTRACT
In the field of art and creativity, literature also begins to become a space for listening
and being heard, in this case, reading and being read, in which marginalized groups
take one of the first steps, culturally, to feel represented and conquer not only their
places of speech, but also the right to be a person. Thus, it is sought to reflect, in this
study, on the places that the gay subject occupies in the fictitious discourse, about
the voice that is or not given to him in the facts that pass through him socially, as
homophobia. It seeks to understand how the senses are built on this subject, seeking
to reflect on the notions of identity and representativeness in the field of French
Discourse Analysis (AD). This work also aims to propose the analysis of how the
senses are constructed in the literary text under the bias of the discourse so that the
teaching and learning of Portuguese language and Literature is more productive in
what concerns the construction of knowledge in the social, linguistic and literary field.
In this way, the work is divided into three parts. The first part presents a bibliographic
review of the concepts of AD, constructing the theoretical analysis device that will be
used. In the second chapter, we will present the analysis of the short stories
"Colégio" by Rubem Fonseca and "Terça-feira gorda" by Caio F. Abreu, as well as
the theoretical constructions about the fictitious discourse. Finally, it is sought to
make the final considerations about the analyzes and the work, bringing reflections to
think the teaching of literature in a critical-social view that thinks about the relations of
gender and sexuality, subjects usually not much approached in the classroom. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Análise do discurso literário |
pt_BR |
dc.title |
Entre silenciamento e representatividade: a representação da posição sujeito-gay em Colégio, de Rubem Fonseca e Terça-feira gorda, de Caio F. Abreu |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2019 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Osório, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Letras Português e Inglês |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Osório |
pt_BR |