Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Diagnóstico dos laboratórios de ciências de escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre

Show full item record

Title: Diagnóstico dos laboratórios de ciências de escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre
Author: Carneiro, Pricila Munhoz
Abstract: Os laboratórios de ciências fazem parte do contexto das escolas enquanto espaço educativo, em particular, para o desenvolvimento de atividades experimentais no âmbito do ensino de Ciências da Natureza na Educação Básica. Todavia, não raras vezes, tais espaços se encontram em condições precárias e/ou são utilizados de forma inapropriada fazendo com que sejam sub-utilizados. Outro fator a ser evidenciado é que em muitas escolas há falta de profissionais qualificados em laboratórios para prestar apoio técnico aos docentes nas atividades práticas. Neste enfoque, o presente projeto visa investigar como tais espaços têm sido implementados no contexto das escolas públicas e também no âmbito das atuais políticas públicas, por exemplo, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Para atender a este problema de pesquisa o presente trabalho tem por objetivo geral aprofundar os estudos acerca da utilização do laboratório escolar enquanto potencializador das aprendizagens no ensino de ciências, realizar uma revisão de literatura quanto à utilização do laboratório escolar, mapear a situação dos mesmos e analisar os dados produzidos articulando com os referenciais teóricos e apontando subsídios para o aprimoramento/redimensionamento tanto dos laboratórios. A metodologia de estudo constará de pesquisa bibliográfica acerca do tema em questão, incluindo a observação ?in loco? e realização de registros fotográficos de como tal espaço tem sido configurado. Os resultados esperados deste estudo serão apontar alternativas e/ou demandas para o aprimoramento e implementação de políticas públicas voltadas ao dimensionamento do espaço do laboratório enquanto potencializador no processo de ensino-aprendizagem em Ciências da Natureza: Química e Biologia.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/905
Date: 2017


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789905.pdf 2.084Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account