Diagnóstico dos laboratórios de ciências de escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Tallini, Karin |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Prestes, Liliane Madruga |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Carneiro, Pricila Munhoz |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2023-10-30T18:51:45Z |
|
dc.date.available |
2023-10-30T18:51:45Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/905 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os laboratórios de ciências fazem parte do contexto das escolas enquanto espaço educativo, em particular, para o desenvolvimento de atividades experimentais no âmbito do ensino de Ciências da Natureza na Educação Básica. Todavia, não raras vezes, tais espaços se encontram em condições precárias e/ou são utilizados de forma inapropriada fazendo com que sejam sub-utilizados. Outro fator a ser evidenciado é que em muitas escolas há falta de profissionais qualificados em laboratórios para prestar apoio técnico aos docentes nas atividades práticas. Neste enfoque, o presente projeto visa investigar como tais espaços têm sido implementados no contexto das escolas públicas e também no âmbito das atuais políticas públicas, por exemplo, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Para atender a este problema de pesquisa o presente trabalho tem por objetivo geral aprofundar os estudos acerca da utilização do laboratório escolar enquanto potencializador das aprendizagens no ensino de ciências, realizar uma revisão de literatura quanto à utilização do laboratório escolar, mapear a situação dos mesmos e analisar os dados produzidos articulando com os referenciais teóricos e apontando subsídios para o aprimoramento/redimensionamento tanto dos laboratórios. A metodologia de estudo constará de pesquisa bibliográfica acerca do tema em questão, incluindo a observação ?in loco? e realização de registros fotográficos de como tal espaço tem sido configurado. Os resultados esperados deste estudo serão apontar alternativas e/ou demandas para o aprimoramento e implementação de políticas públicas voltadas ao dimensionamento do espaço do laboratório enquanto potencializador no processo de ensino-aprendizagem em Ciências da Natureza: Química e Biologia. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
pt_BR |
dc.subject |
Ciências da vida |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas públicas |
pt_BR |
dc.title |
Diagnóstico dos laboratórios de ciências de escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Ciências da Natureza – Biologia e Química |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account