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Ensino de língua inglesa e síndrome de down nas séries finais do ensino fundamental: um estudo de caso

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Title: Ensino de língua inglesa e síndrome de down nas séries finais do ensino fundamental: um estudo de caso
Author: Sehnem, Raquel Adriane
Abstract: O presente estudo teve seu arcabouço teórico direcionado para as áreas da Inclusão, da Síndrome de Down e do Ensino de Línguas. A inclusão de alunos com Síndrome de Down no ensino regular tem se mostrado eficaz no processo de ensino-aprendizagem, pois possibilita o desenvolvimento de várias habilidades, entre elas a comunicação e o convívio com o outro. O ensino de Língua Inglesa no Brasil se tornou desvalorizado na escola pública, mas existem profissionais que fazem o possível para que o aluno tenha vontade de aprender uma nova língua, principalmente quando existe um caso de Síndrome de Down. O objetivo foi verificar como ocorre o processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa nos anos finais do Ensino Fundamental por um aluno com Síndrome de Down, a partir de investigações e levantamentos acerca desse aluno como sujeito e como aprendiz de língua. A justificativa para desenvolver uma pesquisa sobre esse tema é que o ensino de Língua Inglesa para alunos com Síndrome de Down é um assunto ainda pouco explorado na área de Letras, ocasionando, assim, a escassez de materiais didáticos pedagógicos específicos. Metodologicamente, trata-se, então, de um estudo de caso, que proporcionou investigar especificamente a história de vida e a trajetória escolar de um aluno com Síndrome de Down na região do Vale do Caí. As coletas de dados ocorreram através de entrevistas semiestruturadas que foram gravadas com a professora de Língua Inglesa e com membros da família do sujeito, sendo as mesmas realizadas de forma remota devido à pandemia de COVID-19 durante a realização deste trabalho. Em seguida, essas entrevistas foram transcritas e analisadas sob as perspectivas da educação linguística (KATO, 1990) e da educação inclusiva (MANTOAN, 2003; PUESCHEL, 2013). Por fim, com base nos resultados obtidos nas entrevistas realizadas, foram elaboradas estratégias didático-pedagógicas que podem ser utilizadas e/ou adaptadas por professores de Língua Inglesa para alunos com Síndrome de Down. Os resultados obtidos dizem respeito à inclusão do sujeito com Síndrome de Down nas aulas de Língua Inglesa e na escola, levando em consideração que não são somente os professores que fazem a inclusão do aluno acontecer, uma vez que incluir também é função de toda a sociedade. Percebeu-se, ainda, o quanto o aluno com SD foi incluído e aceito pelos demais colegas de classe, que lhe proporcionaram conforto e ajuda. Observou-se também a importância das propostas da professora de inglês no planejamento e elaboração de atividades adaptadas a esse aluno, levando em consideração suas peculiaridades. Percebeu-se, contudo, que por parte da família existe a percepção de que o sujeito possui potencialidades maiores do que as que têm sido estimuladas. Esse estudo contribuiu de modo a mostrar que um sujeito com Síndrome de Down tem condições de aprender uma nova língua, especificamente, a Língua Inglesa. Esse processo pode se concretizar através da inclusão desse sujeito no ensino regular, onde ele mantém contato com a escola, os colegas, os professores e com a língua.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/925
Date: 2020


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