Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Ensino de língua inglesa e síndrome de down nas séries finais do ensino fundamental: um estudo de caso

Show simple item record

dc.contributor.advisor Monzón, Andrea Jessica Borges pt_BR
dc.contributor.author Sehnem, Raquel Adriane pt_BR
dc.date.accessioned 2023-10-30T21:49:58Z pt_BR
dc.date.available 2023-10-30T21:49:58Z pt_BR
dc.date.issued 2020 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/925 pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo teve seu arcabouço teórico direcionado para as áreas da Inclusão, da Síndrome de Down e do Ensino de Línguas. A inclusão de alunos com Síndrome de Down no ensino regular tem se mostrado eficaz no processo de ensino-aprendizagem, pois possibilita o desenvolvimento de várias habilidades, entre elas a comunicação e o convívio com o outro. O ensino de Língua Inglesa no Brasil se tornou desvalorizado na escola pública, mas existem profissionais que fazem o possível para que o aluno tenha vontade de aprender uma nova língua, principalmente quando existe um caso de Síndrome de Down. O objetivo foi verificar como ocorre o processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa nos anos finais do Ensino Fundamental por um aluno com Síndrome de Down, a partir de investigações e levantamentos acerca desse aluno como sujeito e como aprendiz de língua. A justificativa para desenvolver uma pesquisa sobre esse tema é que o ensino de Língua Inglesa para alunos com Síndrome de Down é um assunto ainda pouco explorado na área de Letras, ocasionando, assim, a escassez de materiais didáticos pedagógicos específicos. Metodologicamente, trata-se, então, de um estudo de caso, que proporcionou investigar especificamente a história de vida e a trajetória escolar de um aluno com Síndrome de Down na região do Vale do Caí. As coletas de dados ocorreram através de entrevistas semiestruturadas que foram gravadas com a professora de Língua Inglesa e com membros da família do sujeito, sendo as mesmas realizadas de forma remota devido à pandemia de COVID-19 durante a realização deste trabalho. Em seguida, essas entrevistas foram transcritas e analisadas sob as perspectivas da educação linguística (KATO, 1990) e da educação inclusiva (MANTOAN, 2003; PUESCHEL, 2013). Por fim, com base nos resultados obtidos nas entrevistas realizadas, foram elaboradas estratégias didático-pedagógicas que podem ser utilizadas e/ou adaptadas por professores de Língua Inglesa para alunos com Síndrome de Down. Os resultados obtidos dizem respeito à inclusão do sujeito com Síndrome de Down nas aulas de Língua Inglesa e na escola, levando em consideração que não são somente os professores que fazem a inclusão do aluno acontecer, uma vez que incluir também é função de toda a sociedade. Percebeu-se, ainda, o quanto o aluno com SD foi incluído e aceito pelos demais colegas de classe, que lhe proporcionaram conforto e ajuda. Observou-se também a importância das propostas da professora de inglês no planejamento e elaboração de atividades adaptadas a esse aluno, levando em consideração suas peculiaridades. Percebeu-se, contudo, que por parte da família existe a percepção de que o sujeito possui potencialidades maiores do que as que têm sido estimuladas. Esse estudo contribuiu de modo a mostrar que um sujeito com Síndrome de Down tem condições de aprender uma nova língua, especificamente, a Língua Inglesa. Esse processo pode se concretizar através da inclusão desse sujeito no ensino regular, onde ele mantém contato com a escola, os colegas, os professores e com a língua. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Linguagem e línguas pt_BR
dc.subject Língua inglesa pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Down, Síndrome de pt_BR
dc.title Ensino de língua inglesa e síndrome de down nas séries finais do ensino fundamental: um estudo de caso pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2020 pt_BR
dc.degree.local Feliz, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Letras Português e Inglês pt_BR
dc.degree.department Campus Feliz pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789925.pdf 1.403Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account